Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bolsas de Estudo em Portugal

logo camoes775x250

COMUNICADO

Recentemente, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tomou conhecimento de que o seu nome está a ser utilizado na circulação de mensagens fraudulentas com origem em vários endereços eletrónicos identificados como “Instituto Camões Portugal”, com referência a bolsas de estudo atribuídas por este Instituto. Aos candidatos é solicitada informação e documentação pessoal, verificando-se, em alguns casos, a realização de contacto telefónico.

Neste contexto, esclarece-se que a informação sobre Bolsas de Estudo oferecidas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. encontra-se disponível na página oficial do Instituto em http://www.instituto-camoes.pt/.

Não existe qualquer acordo do Camões com entidades terceiras para o fornecimento de informação sobre as Bolsas de Estudo ou para qualquer intervenção nos procedimentos para a sua atribuição. Os concursos são divulgados nas páginas oficiais das Embaixadas de Portugal e nas páginas oficiais das redes sociais do Camões, I.P.

Bolsas de Estudo em Portugal

Portugal oferece bolsas de estudo a estudantes nacionais e estrangeiros. As bolsas de estudo oferecidas pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para Ciência e Tecnologia são para doutorado e pós-doutorado. As bolsas de estudos de outros níveis de estudos (licenciaturas, pós-graduação e mestrado) são atribuídas por cada universidade, portanto, o usuário deve consultar as respectivas páginas web das instituições de ensino.
 
Consulte o portal da Direcção-Geral da Educação Superior aqui.

Para estudar em Portugal, o interessado deve obter o visto de estudante que deve ser requerido na seção consular desta embaixada. Veja a documentação necessária aqui.

Instituições que oferecem bolsas de estudo:

CALOUSTE GULBENKIAN (bolsas e apoios)

FUNDAÇÃO PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA - (Ministério da Ciência e Tecnologia)

 

INSTITUTO CAMÕES (apenas para estudantes de CELEX-FHCE-UdelaR)

Encontram-se abertas as candidaturas às bolsas de estudo do "Programa de Verão" do Instituto Camões até ao dia 26 de junho de 2018, que possibilitam a aprendizagem do português em contextos específicos, designadamente no domínio da língua e cultura portuguesas.

Mais informação disponível em: http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua

 

Portal de Bolsas de Estudo CPLP 

Plataforma 9

 

Outras bolsas de estudo no espaço iberoamericano

Bolsas Santander Universidades 

 

Semestre Pré-Universitário pela Universidade Nova de Lisboa

universidade nova lisboa 1190 450x0

O Semestre Pré-Universitário, lançado pela Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal, é um programa multidisciplinar desenvolvido especificamente para estudantes internacionais que não pertencem à União Europeia, que completaram (ou estão prestes a completar) o ensino secundário e que, no futuro, desejam estudar na Europa e candidatar-se à admissão no ensino superior em Portugal.

O Semestre Pré-Universitário ajudará os alunos na adaptação ao sistema educacional europeu, ao conhecimento técnico nivelado e a fornecer habilidades linguísticas para iniciar estudos universitários numa das faculdades da Universidade NOVA de Lisboa.

O semestre académico decorre em cada semestre e oferece a oportunidade do estudante escolher quatro disciplinas eletivas distintas oferecidas pelas faculdades da NOVA e ter aulas em português e/ou em inglês, para preparar o caminho para a admissão a um curso universitário na NOVA.

Mais informação disponível em: http://www.unl.pt/internacional/estudiantes-sudamericanos e  http://www.unl.pt/internacional/semestre-pre-universitario