Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Publicações

camoes cooperacao

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. apoia a edição, no estrangeiro, de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas da língua e da cultura portuguesas.

Podem candidatar-se ao programa de apoio à edição as editoras estrangeiras que pretendam editar obras de autores de língua portuguesa traduzidas noutros idiomas e disponham de capacidade de distribuição internacional.

Mais informação:http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/cultura-portuguesa/cultura-e-desenvolvimento/apoios/18627-programa-conjunto-de-apoio-a-editoras-latino-americanas

 

Cantando a Saramago é um CD da autoria do cantautor uruguaio Andrés Stagnaro que compila poemas do Nobel português. 

​Entre dos lunas é um CD da autoria do cantautor uruguaio Andrés Staganro que compila poemas de escritores portugueses e uruguaios cantados em ambos os idiomas.

Historias de Nuestra Casa é uma edição uruguaia de algumas das obras de um dos escritores mais jovens e reconhecidos das letras portuguesas, José Luís Peixoto. Peixoto licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) na Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas em várias línguas e estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 200, recebeu o Prémio José Saramago pelo romance Nenhum Olhar que foi incluído na lista do Financial Times como um dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007 e foi recentemente incluído na lista de Discover Great New Writers da Barnes & Noble. O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007. Em 2008, recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria. A sua obra está editada em Espanha, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França, Finlândia, Holanda, entre outros, e já foi traduzida em 16 idiomas. A presente edição reúne os contos de Cal, um poema da obra poética A Criança em Ruínas e o seu primeiro livro  Morreste-me. Edição: Editorial HUM. Apoios: Embaixada de Portugal e Instituto Camões.​

​A presente Antología de Poesía Portuguesa Contemporánea, editada em espanhol e português, e compilada e traduzida por Isabel de la Fuente, foi originalmente organizada para um recital ao vivo, seguindo um critério de zonas temáticas como a reflexão sobre a criação poética e a importância da palavra, a poesia amatória, o pensamento profundo sobre o indivíduo e a sociedade, a unidade, a pluralidade e a fragmentação do eu, a noção de realidade e estranheza da existência, e a meditação cabal acerca do ser português. Tudo isto através da magnífica poesia de Manuel Alegre, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Botto, Alberto Caeiro, Mário Cesariny, Natália Correia, Álvaro de Campos, José Gomes Ferreira, David Mourão-Ferreira, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Alexandre O’Neill, José Luís Peixoto, Fernando Pessoa, José Régio, Ricardo Reis, António Ramos Rosa, Mário Sá-Carneiro e Miguel Torga. Editora: Estuario Editora. Apoios: Embaixada de Portugal e Instituto Camões.


Exploraciones  portuguesas en el Río de la Plata (1512-1531) consiste na versão digital da obra homónima do investigador uruguaio Walter Rela. O libro é o resultado de intensas e minuciosas investigações que possibilitaram a compilação de textos fundamentais para o entendimento e melhor compreensão do legado português no Uruguai. Os textos apresentados – tais como a Carta a el-rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil” de Pêro Vaz de Caminha e a Notícia e Justificaçam  do Titulo e Boa Fee com que se obrou a Nova Colónia do Sacramento– e as constantes referências bibliográficas sobre o tema demonstram o cuidado do historiador na organização de uma obra de agradável leitura sem descuidar uma rigorosa abordagem metodológica e um esfoço em ampliar o nosso conhecimento sobre o passado, desbravando novos terrenos e convocando novas interpretações. Edição: Embaixada de Portugal e Academia Marítima de História Naval e Fluvial. Apoio: Instituto Camões.

Portugal en la Región Platina – Homenaje a Luís Ferrand de Almeida é um volume dedicado à presença portuguesa na Região Platina, especialmente nos séculos XVIII e XIX, compilando algumas conferências do Colóquio Internacional, organizado pela Embaixada de Portugal em Junho de 2006, e o catálogo da Exposição de Cartografia Antiga Portuguesa, que desde essa data tem itinerado pelos diversos departamentos do Uruguai e, devido ao seu interesse educativo e didáctico, tem sido visitada, sobretudo, por jovens e alunos das escolas locais. Edição: Embaixada de Portugal. Apoios: Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian, Exército de Portugal, Internacional House - London Institute.

O catálogo da exposição do Instituto Camões "Língua Portuguesa, Um Oceano de Culturas" compreende diversos poemas incluídos na mostra com o objectivo de homenagear a Língua Portuguesa e as Culturas do mundo lusófono. Luís de Camões, José Craveirinha, João Cabral de Melo Neto e Alda Espírito Santos são alguns dos autores incluídos neste catálogo.