Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

A peça "Maria Lamas – Sempre Mais Alto" chega ao Uruguai

gira en uruguay fechas website

 

O grupo pó da terra teatro apresentará em várias cidades uruguaias a peça "MARIA LAMAS - SEMPRE MAIS ALTO", nos dias 26, 27, 28, 29 e 31 de agosto, baseada na vida da ativista política portuguesa.

Em abril de 2016 o grupo pó da terra teatro foi convidado a participar no Festival Internacional de Teatro de Berlim Yacaiste-Origins. Para o festival criou, com a ajuda de familiares e investigadores próximos de Maria Lamas, um espetáculo que conta a sua história política, através de diversos acontecimentos relacionados com a sua biografia e que revela ao público o lado humano presente numa luta contínua pela liberdade e igualdade, durante toda uma vida.

Nestes dois anos o espetáculo foi apresentado junto de instituições públicas, às quais o nome e a luta permanente de Maria Lamas ainda estão inteiramente ligados – a Câmara Municipal de Torres Novas; o Movimento Democrático de Mulheres (núcleo Leiria); e a Assembleia da República. Este ano e após ganhar o subsídio de internacionalização da dgARTES, a peça irá voar em Agosto até à América do Sul, onde se irá apresentar em diversas salas da Argentina e do Uruguai. Ao todo serão 8 espectáculos em 3 semanas de viagem. Entre 31 de julho e 3 de agosto o grupo irá realizar uma residência artística no Convento do Carmo em Torres Novas a fim de preparar a digressão. O espetáculo conta com o apoio do Município de Torres Novas, cidade natal de Maria Lamas e com o apoio à divulgação das Embaixadas de Portugal nos respectivos países. "Maria Lamas – Sempre Mais Alto" é um espetáculo que mistura emoções e onde não cabe a indiferença. Ao grupo cabe a humilde tarefa de continuar a difundir a vida e obra de uma das mais ilustres personagens do panorama nacional do século XX, perpetuando o seu legado junto das gerações vindouras.

 

Datas dos espetáculos:

Domingo 26 de Agosto às 19h – La Pedrera Club Social y Deportivo – La Pedrera, Rocha

Segunda-feira 27 de Agosto às 17h – Tatuteatro - Cabo Polónio, Rocha

Terça-feira 28 de Agosto às 20h30 – Centro Cultural Terminal Goes – Montevideo (http://www.culturalgoes.montevideo.gub.uy/cartelera/proximas-actividades/contenido/maria-lamas-siempre-mas-alto)

Quarta-feira 29 de Agosto às 20h – Teatro La Sala – Las Piedras, Canelones

Sexta-feira 31 de Agosto às 21h – Espacio Cultural La Caja – Carmelo, Colónia

po da terra teatro

TEXTO: MARIA LAMAS INTERPRETAÇÃO: ANA ESTÊVÃO e DIOGO MORGADO DRAMATURGIA: ANA ESTÊVÃO e DIOGO MORGADO ENCENAÇÃO, CENOGRAFIA e DESENHO DE LUZ: JOÃO NECA ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO, CORPORALIDADE e FOTOGRAFIA: JULIANA PINHO INVESTIGAÇÃO: JOSÉ GABRIEL PEREIRA BASTOS PRODUÇÃO: PÓ DA TERRA TEATRO AGRADECIMENTOS: JOSÉ BASTOS, MARIA CAEIRO, RAQUEL BELCHIOR, MARGARIDA MOLEIROS e PABLO RUEDAS PROJECTO FINANCIADO: MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES APOIADO POR: MUNICÍPIO DE TORRES NOVAS, EMBAIXADA DE PORTUGAL NA ARGENTINA e INSTITUTO CAMÕES

 

O pó da terra teatro é um grupo informal de teatro, criado em 2015 por Ana Estêvão e Diogo Gil Morgado. Surgiu da fusão entre o teatro e a antropologia, colocando o ser humano e as suas relações sociais como ponto de referência, e o teatro como meio aglutinador e criador de novas experiências e direcções. Para este espectáculo convidou o actor João Neca, do teatro O Bando, para fazer a encenação. 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail