Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Abertura do International Residence PAR: Carlos Manuel Oliveira (Portugal)

proposiciones

 

Sábado 2 de Junho, 19h00
GEN, Centro de Artes y Ciencias
Entrada Livre com lugares limitados (máx. 30 pessoas)

PROPOSIÇÕES

Há momentos em que tudo parece possível. Algo acontece e depois imaginamos os resultados com a mesma facilidade com que sonhamos o mundo. Mas entre imaginação e cálculo, entre poder e possibilidade, há a distância de um espaço composto de forças sem forma e tempos sem medida. Permaneçamos na imaginação do possível e perceberemos que, em vez da forma ou número de coisas, o que nos interessa é o sentimento de pertença. Nós pertencemos ao mundo mas, mais do que isso, à memória. Vivemos ocupados por ela e com ela nos ligamos ao que lhe diz respeito. Uma pertença incomensurável, uma profundidade sem fundo, além dos limites da possibilidade. Mas também o mundo avança além do nosso desejo, tanto quanto possível. E avançamos com ele, mais ou menos frustrados. Não cabe ao mundo satisfazer o nosso desejo, mas é a nossa vez de sonhar como podemos. E de proposição em proposição imaginar o que podemos.


Coreografia e Performance: Carlos Manuel Oliveira

O projeto PROPOSIÇÕES foi realizado na Incubadora de Arte (Santarém) e no Centro de Referência da Dança (São Paulo) e agora no Espaço GEN de Artes e Ciências em Montevideu, através do PAR | Artistas em Programa de Residência.
Conta com o apoio da Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, da Fundação GDA e da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) para a sua internacionalização.

coreografo

 

Carlos Manuel Oliveira (Santarém - Portugal, 1980) é coreógrafo, performer e investigador. É Doutor em Estudos dos Média pelo Programa UTAustin|Portugal com a tese “Objectos Coreográficos: Abstracções, Transducções, Expressões”; é Bacharel em “Dança Contemporânea: Coreografia e Contexto” pela Universidade de Artes de Berlim. Frequentou o curso de “Artes Performativas Interdisciplinares” do Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian, o curso de “Criatividade Ciêntífica e Investigação Artística” do Laboratório de Antropologia e Dança (AND_Lab), e o Simpósio de Práticas Artísticas da Mezzanine. É investigador associado do Centro Inter-Universitário de Dança de Berlim e do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (Grupo de Estudos de Performance, Cognição e Multimodalidade). Foi Professor Associado de Estudos dos Média no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, director artístico do “Novo Circo do Ribatejo” e coordenador nacional do sector de teatro no INATEL. 

Mais informação sobre o artista: forcesandforms.net

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail