Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Filmes portugueses premiados no 36º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai

fic imagem final

A 36ª edição do Festival Internacional Cinematográfico do Uruguai (FICU) foi realizada na Cinemateca Uruguaia de 29 março a 7 de abril, durante a qual foram exibidos nove filmes portugueses, cinco dos quais em competição durante o evento.

Dos filmes portugueses em competição, foi "Plaza Paris", de Lúcia Murat, que se destacou no Festival ao ganhar dois prémios: "Melhor Filme Iberoamericano" atribuído pelo júri ACCU / FIPRESCI e "Melhor Filme Internacional" na categoria de Longa-Metragem Iberoamericana atribuído pelo júri oficial do Festival.

Também em destaque o filme "Djon Africa", de Filipa Reisy e João Miller Guerra, vencedor do prémio "Melhor Longa-Metragem Internacional" pelo júri ACCU / FIPRESCI e de uma menção na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional pelo júri oficial do Festival. 

Duas menções foram também atribuídas na categoria Melhor Filme Internacional ao filme "Era uma vez Brasília" de Adirley Queirós, pelo júri oficial do Festival e pelo júri ACCU / FIPRESCI.

Durante esta edição, foram exibidos cerca de 200 filmes de 50 países. O FICU é um dos festivais de cinema mais importantes da América Latina e é apoiado há mais de dez anos pelo Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Montevideu.

Para mais informações sobre todos os prémios atribuídos nesta edição do Festival, consulte aqui.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail