Embaixada de Portugal no Uruguai

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Inauguração da exposição POTESTAD do grande artista português Vasco Araújo

potestad vasco araujo

No decorrer da Semana de Portugal'18, na próxima quarta-feira dia 11 abril às 19:00, realizar-se-á no Centro Cultural da Espanha (CCE) a inauguração da exposição POTESTAD do grande artista Português de artes visuais Vasco Araújo. A entrada é livre e gratuita.

Depois da sua inauguração no MALBA, em 2015, e da sua passagem pelo Museu Nacional em Brasília, em 2017, POTESTAD, uma exposição individual do artista português,com curadoria de Maria João Machado, chega ao CCE em Montevideu. Os vídeos em exposição, realizados entre 2001 e 2014, cruzam referências contemporâneas com as grandes narrativas e temas da cultura clássica, refletindo sobre questões políticas universais.

Com o apoio da Embaixada de Portugal no Uruguai, o Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da associação cultural VAIVEM, serão exibidas de forma contínua no hall do CCE a partir do dia 12 de abril até ao dia 6 de junho as obras Hipólito (2003), O Jardim (2005), About Being Different (2007), Mulheres d'Apolo (2010), Augusta (2008), Impero (2010), O Percurso (2009) e Retrato (2014).

 

Vasco Araújo (Lisboa, Portugal, 1975). Em 1999, completou a licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e entre 1999 e 2000 concluiu o Curso Avançado de Artes Visuais da Maumaus, na mesma cidade. Desde então, participou em várias mostras individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro, e em programas de residência, como a Universidade das Artes da Filadélfia (2007); Récollets, Paris (2005); e o Programa Básico, Houston (2003/2004). Em 2003, recebeu o Prémio EDP Novos Artistas. Publicado em vários livros e catálogos, o trabalho de Vasco Araújo está representado em várias colecções públicas e privadas portuguesas e internacionais: Centre Pompidou (França); Musée d'Art Moderne (França); Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal); Fundação Ordóñez-Falcón de Fotografia - COFF (Espanha); Museu Nacional Reina Sofía, Centro de Arte (Espanha); Fundação de Serralves (Portugal) e Museu de Belas Artes de Houston (Estados Unidos), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu Nacional de Brasília (Brasil), entre muitos outros.

María João Machado, (Cartaxo, Portugal, 1981). Estudou Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e no Programa Criatividade e Criação Artística da Gulbenkian com a empresa inglesa Third Angel. Trabalhou como atriz e / ou assistente de direção em diversas empresas como Colectivo 84, Teatro Meridional ou Teatro Praga. Escreveu e dirigiu os seus próprios espetáculos. Reside em Buenos Aires desde 2008, onde fez uma pós-graduação em Gestão Cultural na UNSAM e trabalha como curadora e produtora de cinema, teatro e artes visuais, para além de trabalhar desde 2010 em Festivais de Buenos Aires (BAFICI, FIBA, festivais de jazz, Tango e Cidade Emergente). É co-fundadora, programadora e coordenadora de produção do VAIVEM, uma plataforma dedicada à produção audiovisual e à curadoria e promoção das artes visuais portuguesas na América Latina. Coordena a Semana do Cinema Português em Buenos Aires (MALBA), Montevideu (Cinemateca Uruguaia), Santiago de Chile (Centro Cultural La Moneda), Bogotá (Cine Tonalá), Quito (Cinemateca Nacional) e Cidade do México (Cineteca Nacional)

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail