semana del cine portugues

Decorre, de 25 de junho a 3 de julho, a 4ª Semana do Cinema Português, mostra de cinema contemporâneo, organizada pela Cinemateca Uruguaia, a produtora Vaivém, a Embaixada de Portugal em Montevideu e o leitorado do Camões, I.P.

Esta mostra de cinema estrutura-se em três eixos. Por uma parte, propõe uma aproximação à cinematografia de João Pedro Rodrigues, com a exibição de duas longas-metragens – “O Ornitólogo” e “Morrer como um homem” – e três curtas – “Manhã de Santo António”, “Mahjong”, “Lec Long”. O segundo eixo, intitulado Pós-Colonialismo, pretende rever e refletir o passado colonial português no continente africano. Finalmente, o terceiro eixo, denominado “Panorama”, reúne três filmes de conteúdo diversificado, pretendendo mostrar a cinematografia portuguesa na sua diversidade e pluralidade.

Esta divisão em eixos revela uma intenção profunda do ciclo. Convida a uma revisão profunda de um momento dramático da história recente de Portugal, concede espaço ao cinema documental realizado por mulheres e destaca um dos realizadores mais aclamados da atualidade, João Pedro Rodrigues. É uma mostra que reúne características do cinema português atual, que se articula entre uma tradição humanista, de resistência e de reivindicação da criatividade, a denúncia e a arte.

Conheça mais informação da Semana do Cinema Português.

  • Partilhe